• Autor - Relaction

Como lidar com a ansiedade?

A ansiedade representa uma preocupação ou medo face a situações/acontecimentos que possam colocar em causa a nossa integridade física ou o nosso desempenho, mas ela pode ser vista como positiva quando permite direcionar o nosso comportamento para a ação, protegendo-nos do perigo e proporcionando um maior envolvimento nas tarefas a desempenhar. A ansiedade torna-se desajustada quando a preocupação ou medo é excessiva(o) face à falta de controlo da situação, provocando uma sensação de constante tensão/nervosismo, dificuldades de concentração, dificuldades de dormir, irritabilidade, agitação e sensação frequente de que algo errado irá acontecer. Ao nível físico pode provocar as seguintes sensações: dor ou aperto no peito, aumento do batimento cardíaco, respiração ofegante com sensação de falta de ar, tremores, náuseas, tensão muscular, dor abdominal, entre outras.

Para atenuar estes sintomas ou outros que possa sentir, partilho algumas dicas que poderão ajudá-lo(a) a lidar de forma eficaz com a ansiedade:

- Invista na aceitação. Aceite que não pode controlar tudo. Experimente colocar a ansiedade em perspetiva. Coloque a seguinte questão a si próprio(a): se algumas situações não acontecem exatamente como programo, pensando bem, será assim tão devastador?

- Dê o seu melhor. Não procure a perfeição! Orgulhe-se do que faz e no esforço que coloca nas suas tarefas. É importante centrar-se na aprendizagem/experiência que adquiriu ao longo do processo (e não no produto final).

- Mantenha uma atitude positiva. Tente substituir os pensamentos negativos e derrotistas por outros mais adaptativos e ajustados à realidade.

- Perceba o que desencadeia a sua ansiedade. Será a exigência no trabalho, na família, na escola ou nalguma outra coisa? Escreva e perceba o padrão. Quanto mais conhecer a sua ansiedade, mais fácil será para si lidar com ela.

- Sono equilibrado. Um sono reparador é fundamental.

- Respiração diafragmática. Principalmente quando notar os sinais de maior ansiedade, inspire e expire lentamente ao longo do dia.

- Invista em tarefas que lhe dão prazer, tais como: o exercício físico, ouvir música, passear, ler um livro ou algo que lhe permita relaxar.

- Procure ajuda de um profissional. Se tem dificuldade em lidar com a ansiedade e com a forma como se manifesta, considere a ajuda especializada de um psicólogo/a. Irá obter as ferramentas necessárias que o/a ajudarão a lidar de uma forma adaptativa com a ansiedade.

- Cuide de si com amor.



©2016 - 2019 by Rota360º