top of page
  • Tiago Sá Balão

Eu, eles(as) e o grupo.

A psicoterapia de grupo* é uma modalidade de intervenção psicológica que se realiza com várias pessoas que numa fase inicial não se conhecem entre si e dá-se ênfase aos relacionamentos entre os membros do grupo – no «aqui e agora». O apoio social e a aprendizagem sobre relacionamentos interpessoais são objetivos fundamentais destes processos. A experiência grupal traz imensos benefícios para as pessoas que decidem entrar nesta psicoterapia: por exemplo, uma melhoria dos relacionamentos e da comunicação interpessoal; um aumento da autoconfiança e da autoestima; uma oportunidade de se experimentar novos e positivos comportamentos interpessoais, podendo transferi-los para o dia-a-dia; uma maior facilidade em identificar e partilhar sentimentos; o desenvolvimento da empatia.


As pessoas que participam nesta experiência psicoterapêutica têm de aceitar que na caminhada grupal vão surgir momentos confortáveis e desconfortáveis (que fazem parte do processo) e reconhecer que esses mesmos elementos são fundamentais para se aprender, para se mudar e para se atingir o bem-estar pessoal e relacional desejado. Para além da elucidação e do compromisso quanto à confidencialidade destes processos, as pessoas são devidamente esclarecidas relativamente ao modo de funcionamento do grupo.


O psicólogo / terapeuta de grupo assume uma postura de participante e facilitador. Pode fazer observações sobre interações e comportamentos no grupo ou sobre o que os indivíduos específicos dizem ou fazem no grupo. Pode também comentar o progresso ou as obstruções dentro do grupo.


Portanto, qualquer pessoa que procure uma experiência/terapia que possa contribuir significativamente para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, a psicoterapia de grupo é uma modalidade de intervenção psicológica de eleição.


*Baseada no(s) modelo(s) que acolho.

bottom of page